...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO!!!


28 de Outubro é o dia do Servidor Público. Nossa homenagem aos agentes e servidores penitenciários da Paraíba.

Manuel Leite de Araújo
Presidente do SINDSEAP

CLIMA TENSO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO DA PARAÍBA


Manuel Leite, presidente do Sindsecap esteve presente

O sistema penitenciário da Paraíba vive hoje em clima de tensão permanente, devido a estrutura prisional estar ultrapassada e totalmente comprometida. Tem sido constante a falta de equipamentos de trabalho, a exemplo de armamento, coletes a prova de bala, munições, material adequado para revistas dos apenados (detectadores de metais, luvas, dentre outros), faltando, inclusive, cadeados para as celas e materiais de higiene, além de material de expediente.

A superpopulação carcerária tem sido outro mal crônico que tem preocupado muito os servidores penitenciários, tendo, em algumas unidades prisionais, ocorrido alguns motins devido a falta de novos espaços prisionais, o que somente solucionaria o problema com a construção de novas unidades penitenciárias.

O Sindsecap reconhece a necessidade do Estado cumprir a legislação vigente dando as condições mínimas de proteção ao encarcerado, principalmente na questão saúde e assessoria jurídica, no entanto, isto praticamente não ocorre, o que serve de motivação para que os apenados se levantem numa intenção de se rebelarem, pondo em risco, assim, todos que integram o serviço penitenciário do Estado, principalmente o agente penitenciário que lida diariamente com os apenados, absorvendo toda esta carga negativa que leva ao estresse, depressão e a outras patologias.

“Todas as reivindicações citadas já foram apresentadas pelo sindicato aos governantes do passado e do presente, porém, até agora, a categoria não obteve nenhuma resposta”, disse o presidente do Sindsecap, Manuel Leite de Araújo.

Outra reclamação do sindicato diz respeito à Gerência do Sistema Penitenciário (Gesipe), órgão cujo papel é coordenar as ações das unidades penitenciárias, ouvindo e orientando aos agentes penitenciários para um bom desempenho de suas funções, mas, a Gerência, atualmente, é um órgão fechado, não recebendo sequer os agentes que necessitam de serem ouvidos com relação às suas orientações e reivindicações.


PLANO DE LUTAS


Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 23, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), na Capital, quando estiveram presentes representantes do Sindicatos dos Servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (Sindsecap), Sintaspen – Sindicato dos Técnicos e Agentes Penitenciários e outros órgãos, além de agentes penitenciários de várias unidades prisionais, deliberaram um Plano de Lutas Unificadas entre as unidades, com o objetivo de buscar melhorias para a categoria, dentre elas, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, além de todas as condições necessários para o desempenho da função do agente penitenciário.

AGENTE PENITENCIÁRIO É ELEITO VEREADOR EM ALAGOA GRANDE


O agente penitenciário Antônio Salustiano de Miranda, mais conhecido popularmente como "Bambão", foi eleito para o seu quarto mandato de vereador na cidade de Alagoa Grande, nas eleições do último dia 7 de outubro. Ele teve uma expressiva votação de 519 votos, sendo um dos mais votados pela população. Nascido na cidade de Alagoa Grande, "Bambão" completou recentemente 28 anos de serviço público, todos na Cadeia Pública de Alagoa Grande.
Em janeiro do ano passado, por perseguição da Gesipe - Gerência do Sitema Penitenciário da Paraíba, foi transferido para desenvolver suas atividades na Cadeia Pública de Alagoinha, onde continua lotado, no entanto, o mesmo continua residindo com a família no município de Alagoa Grande.
Homem simples, espírito público, determinado em suas ações, "Bambão" recebeu o reconhecimento da população de Alagoa Grande de forma espontânea. "Bambão", de fato e de direito, assume o cargo de vereador pela quarta vez, tendo, inclusive, em outras ocasiões, assumido o cargo de vereador pelo fato do mesmo ter sido suplente.
É bom lembrar que, em 28 anos de serviço público, "Bambão" assumiu a direção da Cadeia Pública de Alagoa Grande por quatro vezes, onde construiu vasta amizade  e conceito perante a categoria e a população local.

Dráuzio Varella: A natureza do trabalho dos agentes pouco os diferencia da condição de prisioneiros

Médico conhecido no Brasil inteiro passou mais de 20 anos atendendo presos em presídios de São Paulo. De certo, sabe o que diz.
Imagine-se no interior de  um  pavilhão,  desarmado,  rodeado   por centenas de  apenados,  tendo  apenas  uma  jaqueta  surrada  como diferencial entre você e os presos. Até um dia desses, era assim que funcionava o sistema penitenciário em  muitas  unidades  penais  da Paraíba. E era assim que trabalhavam os agentes penitenciários   do famoso  complexo  prisional  Carandiru,  em  São  Paulo,  no   qual Dráuzio Varella se inspirou para escrever o livro Carcereiros.   
Na página 16 da obra, o médico que passou 23 anos atendendo detentos em vários presídios paulistas é taxativo: “A natureza do trabalho dos guardas de presídio pouco os diferencia da condição e prisioneiro, exceto o fato de que saem em liberdade no fim do dia, ocasião em que o bar é lenitivo irresistível para as agruras do expediente diário”.
O livro é baseado em relatos de agentes e presos com quem Dráuzio conversou durante mais de duas décadas de relacionamento constante. Até mesmo os casos de corrupção envolvendo agentes foram narrados pelos funcionários entrevistados pelo médico.
- São essas pessoas que a sociedade põem lá, entopem a cadeia de presos e dizem “oh, se vira; dá um jeito de manter esses presos quietos aí. E que ninguém fuja!” – relata o autor do livro.
Para quem tem um mínimo de curiosidade de saber como é passar metade da vida (ou mais) dentro da cadeia – seja preso ou trabalhando –, recomendamos a leitura.

Matéria retirada na integra do site paraibaemqap.com.br / 12 OUT / 2012 | 12:01

AGENTE PENITENCIÁRIA É ELEITA PREFEITA DE IGARACY

 A agente penitenciária Deuzaleide Jerônimo Leite, conhecida popularmente como “Deuzinha”, foi eleita, no último domingo (7),  prefeita da cidade de Igaracy, situado no Vale do Piancó, na Paraíba, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Com uma brilhante carreira política no município, ela, atualmente é a vice-prefeita da cidade, além de já ter sido vereadora por duas gestões.
Nesta segunda-feira, dia 8, a diretoria do Sindicato dos Servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (Sindsecap) e do Sintasp – Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Penitenciária da Paraíba enviaram votos de felicitações pela conquista atingida, desejando à recém-eleita prefeita municipal, sucesso na missão a ser assumida a partir de 1º de janeiro de 2013, fazendo votos que a mesma marque na história do município, como a gestora que mais contribuiu para o desenvolvimento da cidade e melhoria para sua população.
Deuzaleide Jerônimo Leite passa a ser a quinta agente penitenciária exercer cargo de prefeito em cidade paraibana. O primeiro prefeito agente penitenciário foi Antônio Quintino Magalhães, do município de Santana de Mangueira, também no Vale do Piancó, que cumpriu três gestões. Diversos agentes penitenciários também lograram êxito na política, alguns deles eleitos vereadores e vice-prefeitos.

SINDICATO REPUDIA FALTA DE RESPEITO E SENSIBILIDADE COM AGENTES PENITENCIÁRIOS

Foto paraibaemqap
Presidente da entidade afirma que não se pode confundir organização com burocracia. “Tem gente querendo prejudicar os agentes!” 

O Sindsecap repudia publicamente a forma como vários agentes penitenciários estão sendo tratados na Secretaria da Administração Penitenciária (Seap).


De acordo com o presidente da entidade, Manuel Leite, vários agentes que se dirigem à Secretaria para tentar solucionar alguns problemas são simplesmente ignorados por alguns servidores, em especial o “cabo Cláudio”, que é tido como o “manda-chuva do pedaço” na Seap.
Segundo o relato de muitos agentes a Manoel Leite, uma simples transferência de unidade de trabalho, pleiteada por agentes que precisam trabalhar mais próximo de casa, se transformou em algo quase impossível na Seap. “A não ser que esse tal cabo Cláudio decida, porque hoje em dia tudo na Seap parece sair de suas decisões. Ele é quem manda hoje no sistema penitenciário da Paraíba”, disse Manuel Leite.
Na visão do sindicalista, é compreensível que o processo de transferências de agentes seja aplicado com planejamento e respeitando as prioridades pertinentes a cada caso. “Mas não é o que acontece na Seap hoje. Até se for com permuta eles não estão acatando. Isso já não é mais organização, isso é pura burocracia. É atrasar a vida dos agentes sem necessidade”, disparou Manuel.
O presidente do Sindsecap disse que já recebeu várias reclamações com esse teor e não sabe por que isso está acontecendo com os profissionais. “Nunca vi isso nessa Secretaria!”, acrescentou. Na avaliação de Manuel Leite, a função dada ao cabo Cláudio deveria, por questão de lógica e bom senso, ser atribuída a um agente penitenciário.
“Não é possível que no universo de 1.500 agentes penitenciários não exista um que seja capaz de assumir essa função. Nada contra a Polícia Militar, onde tenho inúmeros amigos, mas tem certas funções na pasta da Administração Penitenciária que deveriam ser ocupadas pelos agentes. Será se funcionaria um agente penitenciário determinar as transferências e permutas internas na Polícia Militar? Acredito que não. Assim como acredito que o governador Ricardo Coutinho não esteja sabendo dessa desorganização que está acontecendo na nossa Secretaria”, finalizou Manuel Leite.
Matéria retirada na integra do site paraibaemqap.com.br/05/OUT/2012 / 08:21