...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

Agentes penitenciários apreendem 3,5kg de maconha em presídio de Campina

Foto Secom
Agentes da Penitenciária Jurista Raymundo Asfora (Serrotão), em Campina Grande, apreenderam 3,5kg de maconha na madrugada deste sábado (30). A droga foi arremessada por um homem que estava na área externa do presídio, por volta das 4h. Policiais militares que fazem a vigilância nas guaritas perceberam quando um homem saiu de dentro do matagal e jogou um pacote. Em seguida, um veículo passou em alta velocidade para dar fuga ao suspeito.
Os PMs acionaram os agentes penitenciários, que fizeram uma varredura na área interna do presídio. Nas proximidades do campo de futebol que existe dentro da unidade, os agentes encontraram a maconha. Ela estava prensada e dividida em cinco pacotes. “Três deles têm as iniciais ‘BD’. Outros dois têm o código ‘P2’, enquanto que o último pacote estava escrito ‘JOU’. Nós já estamos investigando os possíveis destinatários”, disse o diretor Manoel Eudes Osório.
O secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, disse que a apreensão é resultado da atenção redobrada nas unidades prisionais do Estado. “Aproveito até para parabenizar os agentes e os policiais pelo compromisso com o trabalho. O plantão está de parabéns”, disse Wallber.
A maconha será encaminhada ao juiz da Execução Penal em Campina Grande, Fernando Brasilino Leite, que deverá encaminhar o material para análise pericial e tomar as providências cabíveis.
Matéria retirada na integra do site Paraibaemqap  | 30 MAR 2013 | 17:54 

Sindseap participa do Fórum de Agentes Penitenciários no Rio Grande do Norte.

O Fórum aconteceu no plenário da Assembléia Legislativa do RN

A Paraíba, através de Manuel Leite de Araújo, presidente do Sindseap, esteve presente na última sexta-feira, dia 15, no 1º Fórum sobre Segurança Pública e Sistema Penal, promovido pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, na Assembleia Legislativa daquele Estado. Diversos segmentos da segurança pública também participaram de um grande debate, quando foram colocados em foco a problemática da violência urbana e a insegurança proveniente dos presídios brasileiros. Os problemas enfrentados por agentes públicos e, consequentemente, pela sociedade, foram temas do evento.
O encontro levantou pontos como superlotação, fugas, reincidência, falta de estrutura e desvalorização dos profissionais que trabalham nessa área. O presidente do Sindseap-PB, Manuel Leite fez uma explanação sobre o sistema penitenciário da Paraíba, apontando problemas que não se diferenciam dos demais Estados brasileiro. Ele concluiu dizendo que o problema do sistema penitenciário do país se resume apenas na “falta de investimentos” e que os governantes não têm dado, ao longos dos anos, a atenção merecida ao setor de segurança penitenciária.
O advogado Paulo César Ferreira Costa, atual presidente da Comissão de Criminalista da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, disse receber diariamente reclamação de advogados que afirmam que chegam em Alcaçuz, interior do Estado e passam 1h30 para falar com o preso. “De cara, eu pergunto se esse advogado tem ideia de quantos agentes trabalham naquele presídio e quantos presos estão custodiados lá. Ou seja, está claro que falta efetivo. Inclusive, nós da OAB-RN vamos fazer um levantamento técnico e cobrar do Governo do Estado que esse problema seja resolvido", afirmou Paulo Cesar. 
Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte assegurou que, o que a entidade que é chamar atenção da sociedade para essa questão que reflete diariamente na vida de todos. “Quando há uma fuga em um presídio, não tenham dúvida que aquele criminoso vai para as ruas assaltar e matar, ou seja, o caos no sistema penitenciário tem que ser encarado como um problema de todos e não apenas de nós agentes penitenciários", garantiu ela.
A presidente do Sindasp-RN comandou o Fórum de Debates e cobrou também a valorização da classe. "Recentemente, a presidente Dilma Rousseff vetou o porte ilegal de arma para agentes. Não podemos aceitar esse desrespeito e, por isso, levantamos essa bandeira em todo o Brasil. Fóruns como esse deverão acontecer em vários estados e estamos muito felizes por ter sido o Rio Grande do Norte o primeiro", completou.
O Coordenador Nacional de Políticas Parlamentar e Inspeções nas Unidades Prisionais, Francisco Rodrigues Rosa, que representou a Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen), avaliando as condições do sistema potiguar, falou sobre as dificuldades que o próprio sistema já passa em todo Brasil. Ele ressaltou ainda mais as barreiras que o Governo Federal impõe, como o veto ao porte de arma integral. 
"Foi o próprio ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, depois de dez anos passados do governo do Partido dos Trabalhadores, que ousou falar que presídio é inferno e que ele prefere a morte a ter que entrar lá como cliente social. Esqueceu esse senhor, no entanto, que ele já tem um ano de mandato e que ele administra o Fundo Nacional Penitenciário, com mais de R$ 328 bilhões sob seu comando", disse ele.
Francisco Rodrigues completou afirmando que são os agentes os responsáveis por explicar aos presos que eles estão vivendo em um inferno. "Somos nós, no entanto, que temos que dizer ao preso que está doente que não há remédio nem médico, que não há colchão, que não tem advogado para ele. Por esse motivo, o ranço de ódio gerado por todas essas frustrações daqueles que estão dentro desse 'inferno' se volta contra nós mesmos, impedindo o direito de ir e vir dos agentes penitenciários", disse. 
"Em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, a categoria "nem mesmo ousa andar na rua vestido com uma camisa de agente penitenciário", completa o também presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Rio de Janeiro.

Sindseap emite nota de repúdio contra insinuações maldosas de parte da imprensa.


Manuel Leite, presidente do Sindseap 

O Sindicato dos Servidores da Secretaria da Administração Penitenciaria (Sindseap) vem de público repudiar a forma como determinados órgãos de imprensa estão divulgado informações sobre objetos proibidos encontrados nos presídios paraibanos.

Como toda a Paraíba tem observado, muitas matérias insinuam que armas, drogas e aparelhos celulares são levados pelos próprios agentes, ignorando a reputação da maioria dos profissionais composta de homens e mulheres de bem.

Na verdade, esses mesmos profissionais da comunicação que querem denegrir toda uma classe de trabalhadores não têm a coragem – e sequer o conhecimento – de divulgar como os agentes prisionais trabalham dia a dia, enfrentando os mais sérios e perigosos obstáculos, para manter milhares de criminosos atrás das grades.

Essa minoria de jornalistas e radialistas que para “ganhar Ibope” desfere seu veneno contra os servidores dos presídios pouco ou nunca entraram numa unidade penal e caem num papel ridículo de tecer comentário sobre o que não sabe.

O Sindseap não tem o intuito de querer calar a imprensa nem de “podá-la” sobre o que ela deve ou não publicar. Mas enquanto entidade representativa desses trabalhadores, não podemos nos calar diante de certas insinuações feitas aos nossos profissionais, pois sabemos mais do que ninguém os problemas e as carências que resultam na entrada de objetos proibidos nos presídios.

O Sindseap desafia esses mesmos sábios da comunicação a passarem 24 horas de plantão nas penitenciárias da Paraíba, de preferência em dias de visita, e impedir a entrada de um mísero aparelho celular. Somente assim aceitaremos as insinuações maldosas que estamos acostumados a ouvir em parte da imprensa paraibana.

Manuel Leite
Presidente

CONVITE AOS AGENTES PENITENCIÁRIOS DA PARAIBA.


Sindseap parabeniza agentes penitenciárias pelo Dia Internacional da Mulher.

As valorosas agentes penitenciária são merecedoras das homenagens

O Sindicato dos Servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (Sindseap) parabeniza todas as agentes penitenciárias da Paraíba pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente neste dia 8 de Março, pela coragem de abraçar como ofício a segunda profissão mais estressante do mundo, conforme pesquisas publicadas.
O sindicato aproveita o ensejo para voltar a cobrar das autoridades competentes o respeito merecido por essas bravas guerreiras, que diuturnamente convivem com os mais variados problemas inerentes ao sistema prisional, coibindo a entrada de drogas nos presídios e prendendo quem tenta consumar o tráfico nas unidades.
A vocês, bravas mulheres, os nossos parabéns! 

Sindseap
Manuel Leite - Presidente

VICE-GOVERNADOR RECEBE SINDICALISTAS E GARANTE APOIO PARA IMPLANTAÇÃO DO PCCR

Manuel Leite e Cristovan Ribeiro com o vice-governador Rômulo Gouveia

As entidades representativas dos agentes e servidores do sistema penitenciário da Paraíba foram recebidas na sexta-feira (1º), pelo vice-governador Rômulo Gouveia, no Palácio da Redenção da Capital. Os dirigentes foram pedir apoio à implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, bem como da Lei Orgânica que diz respeito ao disciplinamento e prerrogativas dos agentes de segurança penitenciária.
A implantação do PCCR e da Lei Orgânica é uma reivindicação antiga da categoria e, também reivindicado na atual gestão. Durante a audiência com o vice-governador Rômulo Gouveia, os dirigentes entregaram uma minuta com propostas para a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e Lei Orgânica.
Justificando a reivindicação, o presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (Sindseap), Manuel Leite de Araújo e Cristovan Ribeiro Quintino, presidente da Aspen (Associação dos Agentes Penitenciários Efetivos, disseram que a Paraíba é o único Estado do Brasil onde não existe um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, bem como uma Lei Orgânica específica para disciplinar as atribuições no exercício da função.
“Isto dificulta o bom desempenho da função, até mesmo porque existem conflitos com alguns diretores leigos que insistem em determinar atribuições que afrontam a própria legislação vigente, a exemplo da Constituição Federal e Leis das Execuções Penais”, afirmaram Manuel Leite e Cristovam Ribeiro Quintino.
Após ouvir os representantes, o vice-governador Rômulo Gouveia garantiu conversar com o governador Ricardo Coutinho e com a secretária Livânia Farias, da Administração, no sentido de encontrar uma solução para a reivindicação da categoria.