...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

AGENTES DO MONTE SANTO APREENDEM MAIS DROGAS E CELULARES NO ALBERGUE


Foto Ascom 

Agentes penitenciários da Casa de Albergue do Monte Santo, em Campina Grande, realizaram mais uma inspeção na unidade, à procura de drogas e aparelhos celulares. E encontraram.

Durante algumas batidas nas paredes de celas da unidade, na tarde deste sábado (27), os agentes foram encontrando as ‘locas’ (buracos) que alguns presos fazem para esconder os objetos proibidos.

Telefones, carregadores, porções de maconha e uma pedra de crack estão entre os objetos recolhidos pelos agentes. Os presos, que não haviam chegado ainda para o recolhimento obrigatório, tiveram a segunda surpresa nesta semana: no sábado passado, outra batida dos agentes também recolheu material proibido.

É arrocho.

Matéria retirada na íntegra do site ParaibaemQAP | 27 ABR 2013 | 21:45

Agentes apreendem drogas e telefones celulares em Casa de Albergue

Foto Ascom 
Presos que cumprem pena em regime semiaberto na Casa de Albergue do Monte Santo, em Campina Grande, saem pela manhã e são obrigados a chegar à unidade até as 17h, nos dias de sábado. E ontem, antes de sua volta à casa penal, alguns deles tiveram uma desagradável surpresa: “cadê o bagulho?”

Agentes penitenciários que estavam de plantão fizeram uma inspeção de rotina no recinto e apreenderam 143 papelotes de maconha e 20 pedras de crack. O ‘bagulho’ estava escondido na parede de uma das celas.

Além da droga, os agentes encontraram ainda 03 aparelhos celulares, 03 carregadores e 02 fones de ouvido.

Parabéns à equipe de plantão.
Matéria retirada na integra do site ParaibaemQAP | 21 ABR 2013 | 11:08

AGENTES PENITENCIÁRIOS TRABALHAM EM CONDIÇÕES SUB-HUMANAS NA PARAIBA





Os agentes penitenciários lotados no Presídio Silvio Porto, em João Pessoa, trabalham em condições sub-humanas. Desde a inauguração daquela unidade penal, há cerca de 12 anos, os agentes penitenciários têm que conviver em sol escaldante, muitas das vezes ficando a mercê da chuva, sereno e outros fatores naturais, devido a falta de conclusão dos abrigos destinados a estes trabalhadores.

O presídio foi entregue antes da conclusão total da sua estrutura física, que contemplava a base de apoio para os agentes penitenciários, que trabalhan ininterruptamente em ampla movimentação dos apenados nos banhos de sol, entrada e saída para escolta e custódia.

No local já existe uma base de concreto, faltando apenas a cobertura para que os agentes penitenciários possam ficar abrigados de forma digna e protegidos. Desde a inauguração do presídio que a categoria vem cobrando a conclusão dos abrigos, mas, até agora, a reivindicação não foi atendida.

Segundo o presidente do sindicato, Manuel Leite de Araújo, no início do ano passado, conseguiu junto a Secretaria a colocação de tendas como um paliativo. Esses equipamentoas foram locados e ficaran no local durante um ano. Recentemente, as tendas foram retiradas em face do encerramento do contrato de locação. A Secretaria, por sua vez, resolveu colocar tendas precárias e sem estrutura mínima, não passando de um paliativa, deixando todos os agentes penitenciários prejudicados.

No último dia 8, o sindicato encaminhou ofício ao secretário Walber Virgolino pedindo uma solução urgente para o problema, no sentido de sanar a situação de penúria que vem passando os servidores. Por fim, o sindicato acredita quen a Secretaria possa resolver este problema antigo, para que não seja necessária a tomada de outras providências junto aos órgãos competentges.

Mulher tenta entrar em presídio com drogas e celular


Foto SECOM 

Os agentes penitenciários do Presídio Sílvio Porto flagraram, nesta quarta-feira (10), uma mulher tentando entrar na unidade prisional com drogas e um aparelho celular.

Eles relataram que Ana Paula Dutra de Souza apresentava atitude suspeita, mas, inicialmente, nenhum material ilícito foi encontrado.

Mesmo assim, foi encaminhada para o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity, para que fosse submetida a um exame de imagem.

No Raio-X foi percebido que escondia nas partes íntimas 500g de uma substância semelhante a cocaína, um celular, um cabo USB e um carregador.

Ainda de acordo com os agentes penitenciários, o material era destinado ao detento Erickson Edmar Brito de Souza, que é companheiro de Ana Paula e cumpre pena no Presídio Sílvio Porto.

Ela também cumpria pena, porém no regime semiaberto, por tráfico de drogas desde fevereiro deste ano. Com esta ocorrência, vai regredir para o regime fechado e responder por mais esse crime.

Reportagem retirada na íntegra do site paraibaemqap.com.br | 10 ABR 2013 | 19:13

“Procedimento cirúrgico”: Mulher corta o miolo de bolachas e tenta levar maconha para dentro de presídio em Campina


Foto: ASCOM 

A estratégia foi quase uma operação cirúrgica: cortar o miolo de cada uma das mais de 150 bolachas da foto (faça as contas se preferir), de modo a esconder seis pacotes de maconha para ser entregue a um detento. Se os agentes não tivessem registrado o crime em fotos, pouca gente acreditaria na versão.

A engenharia criminosa aconteceu na Penitenciária Padrão de Campina Grande, na manhã deste domingo (7), durante o horário de visita. Jailma Salustino da Silva foi presa e levada para a delegacia de Polícia Civil, onde deverá ‘nascer’ um processo criminal por tráfico de drogas.

E se engana redondamente quem pensa que o caso termina aí para os agentes. Para quem não sabe (leia-se: a esmagadora maioria da população), daqui a três ou quatro meses um oficial de justiça irá bater na porta de cada agente penitenciário que flagrou Jailma neste domingo. “O juiz mandou lhe chamar”, dirá o servidor da Justiça, expondo o documento no qual o agente deverá dar ciência do recado.

Na data marcada, os agentes intimados deverão dar detalhes do ocorrido, ou seja, ratificar a denúncia do tráfico de drogas cometido pela acusada, ajudando mais uma vez a complicar a vida de Jailma.

O caso em tela, semelhante a tantos outros que ocorrem em presídios, força-nos a uma série de reflexões sobre segurança pública:

1 – Agentes penitenciários exercem ou não uma atividade policial específica?

2 – Profissionais que mandam para cadeia a esposa (e outros parentes) de um determinado criminoso pode andar ‘seguro’ nas ruas?

3 – A corrupção em presídios é verdade e dou fé. Mas se fosse tão ‘banalizada’ como se dissemina, alguém se daria o trabalho de fazer cortes milimétricos em 150 bolachas para entrar com seis papelotes de maconha na unidade penal?

Ficam as reflexões.

Matéria retirada na integra do site ParaibaemQAP | 07 ABR 2013 | 20:06

Integrante da pastoral evangélica é preso com arma dentro de cadeia na Paraíba










O integrante da pastoral evangélica, Sebastião Coelho de Santana, foi preso neste domingo (31), quando se preparava para um culto evangélico dentro da cadeia pública da cidade de Pombal, no Sertão paraibano. Ele estava portando arma branca, objetos cortantes e dinheiro que seriam entregues aos detentos para um possível plano de fuga, conforme informou a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap).

Segundo informações da Seap, um grupo de religioso estava na cadeia para a realização de um culto evangélico quando os agentes penitenciários perceberam que Sebastião Coelho apresentava sinais de nervosismo.

Durante a abordagem e em uma revista minuciosa no suspeito, os agentes encontraram 1 canivete, 2 objetos cortantes, 1 tesoura e R$ 660 em espécie.

A Seap revelou que além do terno, o acusado estava vestido com 6 camisas e 5 shorts. A Secretaria de Administração Penitenciária informou que no local, os apenados usam uniforme padrão e é proibida a entrada de roupas convencionais.

Os agentes acreditam que o material seria utilizado em uma possível fuga. Sebastião Coelho foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Pombal e deverá ser encaminhado para o presídio. Segundo a Seap, já são mais de 60 pessoas presas em flagrante no Estado dentro ou tentando entrar com objetos ilícitos no Sistema Prisional da Paraíba.

Como forma de limitar e ordenar o acesso aos estabelecimentos prisionais do Estado, o secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino, baixou uma portaria em março deste ano, que limita membros de entidades de assistência religiosas aos presídios paraibanos.

Pela nova portaria, o acesso será permitido após a revista de objetos pessoais, materiais e mercadorias que sejam conduzidas pelos religiosos. Os horários de acesso também ficam limitados. O número de representantes por agremiação religiosa também fica limitado a cinco pessoas. Mesmo assim, precisam estar previamente cadastradas, com pelo menos 15 dias de antecedência.

Matéria retirada na íntegra do site Paraibaemqap.com.br | 01 ABR 2013 | 07:21