...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

SINDICATO TEME TRAGÉDIA SE GOVERNO NÃO DESATIVAR O PRESÍDIO DO ROGER

  A situação de caos no presídio do Róger, na Capital, é uma chaga incurável que o governo teima em não resolver. O que era ruim e foi alvo de apelos por parte dos órgãos de direitos humanos ao longo de 2014 para desativação do presídio ficou ainda pior no início do ano novo. Para o presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (Sindseap), Manuel Leite de Araújo, a situação do Róger está insustentável e requer ações imediata dos poderes constituídos para que se evite mais tragédias igual ou pior das que já foram registradas ao longo dos anos.


Cenas Fortes


“Falta vontade política para resolver”


  “O que falta é força de vontade do governo para resolver essa degradante situação, que expõe presos e agentes penitenciários a riscos. O Róger não pode ficar como está, com sua estrutura comprometida e com presos amontoados em pavilhões infectos e celas improvisadas, afirma Manuel Leite.


  O presidente do Sindseap ressalta que o Governo Federal tem recursos disponíveis para construção de novos presídios, mas falta iniciativa do governo do estado para resolver essa grave questão que se arrasta há décadas e o caos só aumenta na unidade. Para Manuel Leite, não adianta simplesmente trocar secretário se o governo não resolver pela desativação do Róger e a reforma de outras unidades prisionais.

De modelo ao caos

  O Róger já foi modelo ao ser construído para receber no máximo 300 presos e hoje tem mais de mil homens jogados em espaços insalubres, o que faz com que os trabalhadores do sistema carcerário sejam submetidos a muitos riscos, seja de saúde ou físico por conta dos graves problemas que se acumulam e o governo não apresenta uma solução.

Luta que se arrasta na Paraíba

    A desativação do presídio do Róger não é uma reivindicação apenas do Sindicato dos Servidores da Secretaria da Administração Penitenciária. A Corregedoria Geral de Justiça, à Vara das Execuções Penais e à Vara de Penas Alternativas receberam relatórios que também já foram encaminhados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo em vista que nenhuma das recomendações feitas pelo CNJ, durante inspeção na Paraíba, em 2012, foi cumprida pelo Estado. O Conselho Estadual de Direitos Humanos na Paraíba há anos cobra medidas para evitar às rebeliões no presídio do Róger.
COMPARTILHAR:

+1

{lang: 'id'}

0 Comentario "SINDICATO TEME TRAGÉDIA SE GOVERNO NÃO DESATIVAR O PRESÍDIO DO ROGER "

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar um forte abraço!