...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

AGENTES DA PARAÍBA PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL


   O Sistema brasileiro precisa de investimentos para mudança da atual gestão mantida pelos estados. Há profissionais dispostos e prontos para o exercício funcional. O que falta é vontade por parte dos governantes para tratar a questão como ela merece. Para debater o tema foi realizado durante os dias 27,28 e 29 de julho, em Pernambuco o Primeiro Curso de Formação Sindical para Dirigentes Sindicais do Sistema Penitenciário Brasileiro. 
   O evento, organizado pela Fenaspen (Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários), capacitou 43 integrantes de 14 estados do país. Da região nordeste, sete estados enviaram representantes para o curso de formação, entre eles a Paraíba. O estado contou com quatro profissionais sob a liderança de Manuel Leite de Araújo, presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (Sindseap). 
     Diversas palestras foram ministradas por profissionais da área de segurança. O promotor da Vara de Execuções Penais de Pernambuco e Membro do Conselho Nacional de Política Criminal, Marcellus Ugiette, falou da importância dos movimentos sindicais, da luta pelo fortalecimento da categoria. O presidente do Sindseap, Manoel Leite, concorda que é importante a qualificação e a formação sindical faz parte de estratégias para se alcançar os objetivos num sistema tão criticado, mas ao mesmo tão importante para cumprir o papel que a sociedade delegou aos agentes penitenciários.  

Bandeira de luta da categoria
   
   
   O presidente do Sindseap-PB, Manuel Leite explica que uma das bandeiras de luta da categoria na Paraíba foi a busca da qualificação e a formação de bons profissionais. Agora, com a mobilização nacional há união de forças para se alcançar melhores condições para todo pessoal do sistema. 

     Durante o evento em Pernambuco ficou definido que a Fenaspen vai percorrer os Estados para ser feita uma radiografia da situação carcerária. Segundo Manuel Leite, a Paraíba vai receber equipe da Federação para um trabalho conjunto buscar saídas para os problemas que afetam o sistema prisional. 
     
 Fernando Anunciação, presidente da Fenaspen, responsável por trazer para o curso e formação sindical, ressaltou que é necessário realizar esse tipo de atualização para categoria. Isso demonstra desejo de fortalecimento para as lutas sindicais. Para o bem do sistema, vale ressaltar a necessidade de união de forças em prol da categoria. A Paraíba apoia e vai lutar por melhores dias”, afirma o sindicalista Manuel Leite. 

Projeto de terceirização será Debatido Quinta-feira na assembleia.


   A Assembleia Legislativa da Paraíba vai ser palco de debate na próxima Quinta-feira, às 14 horas, sobre o projeto de lei que tem provocado preocupação na classe trabalhadora do País. O presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (Sindseap-PB), Manuel Leite de Araújo, vai participar da sessão, que terá a presença do Senador Paulo Paim, do Rio Grande do Sul. A audiência pública vai discutir o Projeto de Lei 30/2015, que trata da terceirização e os males que o referido PL poderá trazer à classe trabalhadora.



     Sindseap-PB considera tema relevante

  O sindicalista Manoel Leite considera importante a presença de todos os trabalhadores no sistema penitenciário pra discutir tão relevante tema. O projeto já recebeu o repúdio aos de por 19 dos 27 ministros do TST; por todos os 24 presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho; pela Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Anamatra), que congrega mais de 5 mil juízes do trabalho; pelo Ministério Público do Trabalho (MPT); pela OAB; por todas as centrais sindicais e por milhares de trabalhadores nas ruas.
  O debate proposto pelas centrais e entidades sindicais é bastante salutar e coloca em pauta o tema muito discutido em todo o Brasil. Para a direção do Sindseap/PB, a entidade enquanto representante legítimo dos trabalhadores no serviço público estadual não pode furtar-se de discutir uma pauta em defesa da categoria. O projeto de terceirização é extremamente danoso aos servidores.

Advogada é suspeita de entregar chips de celulares a detento em penitenciária da PB

Uma advogada foi detida para esclarecimentos na manhã deste sábado (11) suspeita de ter entregue quatro chips de celular para um dos detentos da Penitenciária Padrão Regional de Campina Grande. A advogada tem o detento como cliente e teria feito a entrega durante a visita, mas o detento, que havia passado por revista antes de falar com a advogada, onde nada havia sido encontrado, disse que já estava com os chips antes da visita.


Segundo o diretor adjunto da penitenciária, Alexandre Moreira, os chips foram encontrados com o detento após a visita realizada pela advogada.

“A advogada chegou à penitenciária e realizou a visita ao cliente dela. Antes da visita, foi feita uma revista no detento, onde nada foi encontrado. Porém, após a visita, uma outra revista foi realizada no detento e foram achados os quatro chips de celular. Achamos estranho e conduzimos a advogada e o detento para a Central de Polícia para que o fato pudesse ser esclarecido”, disse Alexandre Moreira.

Na Central, a advogada negou ter entregado os chips de celular ao detento que, por sua vez, afirmou estar com os objetos antes da visita.

Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi realizado e a advogada liberada. O detento, segundo o diretor adjunto da penitenciária, vai ser penalizado com medidas administrativas por portar chips de celular na penitenciária.

Fonte:Portal Correios                                                                                      Assessoria de Comunicação