...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

Sindicato manifesta preocupação com saúde de agentes penitenciários



  O Agente de Segurança Penitenciária Manuel Leite de Araújo, presidente do Sindseap-PB, entidade representativa da categoria, na Paraíba, está muito preocupado com um grave problema de saúde que afeta a categoria, nos últimos tempos.
Trata-se, segundo ele, de problemas que têm afetado o psíco-emocional dos Agentes Penitenciários, esse problema vem afetando grande parte dos profissionais do setor, em casas de detenção, decorrentes da falta de condições de trabalho mais compatíveis com a natureza da função, não só no que toca à Paraíba, mas a todos os estados do Brasil.
  A própria OIT (Organização Internacional do Trabalho), em comum acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), segundo o líder sindical, essas organizaçõestem observado com atenção a esse problema, por considera-lo extremamente prejudicial a saúde também das partes envolvidas na questão termina afetando, sensivelmente, a relação interpessoal de todos.
  Manuel Leite de Araújo informa que, de tempos para cá, o Sindseap-PB tem-se deparado com situações bastante comovedoras, com as visitas/denúncias de Agentes de Segurança Penitenciária a respeito da questão. Segundo eles, alguns chegam, até, a chorar, apresentando distúrbios que sugerem uma imediata tomada de providência, par parte do Estado – não apenas do Governo -, que, segundo ele, tem a obrigação de encontrar uma ‘brecha’, na Constituição, que venha a resolver situações, como essas, de uma vez por todas.
  Ele adianta que já levou o problema ao conhecimento do atual (e dos anteriores) secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, Wagner Dorta, visando a uma tomada de providência, a princípio, mesmo que paliativa, mas a situação, até agora, não foi resolvida. “Ele (o secretário) nos tem dado demonstrações, claras, de que tem todo interesse em resolver o problema, mas isso depende de esforços, envolvendo todos os poderes constitucionais”, diz o presidente do Sindseap-PB.

Sistema Penitenciário da Paraíba cede servidores, ao Rio Grande do Norte, como modelo funcional

  O Governo do Estado da Paraíba fez cessão, recentemente, de quatro servidores dos quadros da secretaria da Administração Penitenciário, para o Governo do Rio Grande do Norte, através de parceria firmada com a secretaria congênere do estado potiguar, e o ato governamental teve toda a acolhida do Sindseap-PB, entidade representativa da categoria.
 Os servidores, segundo o presidente do Sindseap-PB, Manuel Leite de Araújo, não desfalca os quadros da categoria, no estado, sem contar que eles foram cedidos, ao RN, sem ônus pecuniários para o Governo paraibano.
         A iniciativa de requisitar os servidores, para o estado vizinho, segundo o presidente do Sindseap-PB, partiu do secretário da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Walber Virgulino, que foi titular da congênere paraibana, no governo Ricardo Coutinho (PSB). Um, dentre esses servidores, Jardson ex Gerente do Sistema Penitenciário , merece especial realce, segundo Manuel Leite de Araújo, pelo fato de ter-se havido, com destaque, em função de gerenciamento que exerceu no Sistema Penitenciário paraibano, por longo período.