...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

Geplasi e GPOE prendem homem que deveria estar cumprindo 30 anos de prisão no estado de Pernambuco

Pouca gente sabe, mas a Secretaria da Administração Penitenciária dispõe de uma gerência de inteligência (Geplasi), que por motivos históricos ainda está longe de funcionar como precisaríamos, mas mesmo assim tem contribuído ‘à surdina’ para combater o crime também fora das grades (por questões estratégicas, os detalhes desse serviço não podem ser amplamente divulgados).

Na noite desse sábado (11), um homem que deveria estar cumprindo seus 30 anos de cadeia em presídios de Recife (PE) foi detido por agentes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), após todo um levantamento feito pela Geplasi.

José Gabriel da Silva, 47 anos, estava em João Pessoa há quase 8 anos, desde que fugiu de Pernambuco após cumprir apenas cinco anos de sua pena. Foragido na Paraíba, José Gabriel trabalhava como vigilante de um bar na orla de João Pessoa. GPOE e Geplasi puseram fim à sensação de impunidade no caso desse foragido.

Atraso

O sistema penitenciário da Paraíba vem vivenciando um processo de transformação em suas ações, ao longo dos últimos anos. O trabalho só não é melhor porque os agentes ainda sofrem com a eterna falta da estrutura necessária (armas, viaturas, equipamentos diversos) na execução das missões, além do ainda pouco efetivo para atuações específicas (conter grandes rebeliões, por exemplo). Por isso, em muitos casos é preciso acionar a Polícia Militar, detentora de melhor aparato estrutural.

Avanço

Porém, nos últimos anos os agentes vêm passando por vários cursos, entre eles o de inteligência. Basta saber que para essa atividade de investigação foram convidados ninguém menos do que profissionais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), com quem os agentes penitenciários puderam aprender técnicas importantes de "observar o mundo silenciosamente".

‘Ideal’

No dia em que o sistema prisional puder contar com grupos técnica e estruturalmente preparados para conter tumultos, investigar procurados da justiça e recapturar os foragidos da lei, as polícias Civil e Militar poderão se concentrar mais em suas funções específicas.

E a segurança pública apresentará um quadro bem diferente.
Matéria retirada do site ParaibaemQAP | 13 MAI 2013 | 09:09
COMPARTILHAR:

+1

{lang: 'id'}

0 Comentario "Geplasi e GPOE prendem homem que deveria estar cumprindo 30 anos de prisão no estado de Pernambuco"

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar um forte abraço!