...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

Diretor diz que os agentes penitenciários da PB são referência para outros estados.

  O diretor da Penitenciária Jurista Agnelo Amorim, Anselmo Vasconcelos, que é localizada no Monte Santo, em Campina Grande, explicou que o presídio abriga detentos do regime semiaberto.
– A penitenciária do Monte Santo abriga presos do regime semiaberto, que são os que passam o dia na rua trabalhando e a noite eles se recolhem no presídio – explicou.
Anselmo destacou que existem detentos que se recuperam e não retornam para o mundo do crime, mas é utopia afirmar que todos saem recuperados.
Ele comentou que a Polícia não resolverá o problema de criminalidade, pois, o problema é social.  Entretanto, frisou que as autoridades devem começar mexer na raiz do problema. 
– O sistema penitenciário federal adota um método que é correto, de que apenas 70% da capacidade é para ser ocupada. É muito fácil para o governo federal gerir unidades prisionais com essa quantidade de presos. É uma realidade que todos os estados queriam, mas não há recurso financeiro para isso – esclareceu.
O diretor garantiu que na Paraíba, apesar de dificuldades, o sistema penitenciário está sendo controlado.
– Aqui na Paraíba, quem manda no sistema penitenciário é o Estado e não o crime – assegurou.
Anselmo contou que o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Wagner Dorta, diante dos acontecimentos nos presídios brasileiros, pediu que fosse redobrada a atenção.
– Temos que demostrar preocupação, não adianta fechar os olhos. Estamos vendo que essa é uma crise nacional. Então, redobramos atenção, reforçamos a segurança e foram feitas algumas transferências de presos do Presidio Padrão – comentou.
Vasconcelos contou como ocorre a comunicação entre os presidiários que fazem parte de facções e ficam em unidades prisionais distintas do Brasil.
Ele disse que dentro das unidades existem telefones celulares, porque a estrutura é falha. Além disso, as estruturas prisionais também são arcaicas.
– Precisamos investir e modernizar o sistema penitenciário brasileiro – pontuou.
Anselmo diz que a Paraíba tem que se orgulhar com os agentes penitenciários, que são o diferencial, pois, eles tratam com seriedade o sistema carcerário.
– A Paraíba tem que se orgulhar dos profissionais da área de administração penitenciária que trabalham aqui hoje, inclusive sendo referência para outros estados. Vários colegas foram levados para o Rio Grande do Norte para ficar à disposição da administração penitenciária de lá, como já foram para outros estados, como o Ceará. Pode acontecer algum problema, mas em menores proporções – ressaltou.
Por fim, o diretor comentou sobre a reunião entre a OAB de Campina Grande e os diretores de presídios da cidade.
Ele informou que não esteve presente, porque não recebeu convite, mas explanou que a OAB tem um olhar jurista, sublinhando que a Ordem pode auxiliar na crise do sistema penitenciário, mas não tem o poder de resolver o problema.
As informações foram veiculadas na Rádio Campina FM.
COMPARTILHAR:

+1

{lang: 'id'}

0 Comentario "Diretor diz que os agentes penitenciários da PB são referência para outros estados."

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar um forte abraço!