...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

"BANHO DE LUA" NA CADEIA PÚBLICA DE JUAZEIRINHO - DENÚNCIA

SIND. SERVIDORES DA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA (SINDSECAP) - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – 07.07.2012
Contatos: (83)3221-7076/3021-7554/8716-3869
Agentes denunciam “Banho de Lua”
na Cadeia Pública de Juazeirinho
O gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba (Gesipe), tenente-coronel Arnaldo Sobrinho recebeu na manha desta sexta-feira, dia 6, os sete agentes lotados na Cadeia Pública de Juazeirinho, município próximo a Campina Grande, ocasião em que estes profissionais entregaram documento denunciando a diretora comissionada Denice de Fátima Farias de Vasconcelos, pela prática de irregularidades, dentre elas favorecimentos a presos, desvio de feiras, sumiço de computadores, assédio moral, perseguição, agressões verbais e liberação de detentos para “Banho de Lua”, modalidade jamais vista numa unidade prisional do mundo.
Os agentes estiveram acompanhados da direção do Sindicato dos Servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (Sindsecap) e da direção do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Penitenciário da Paraíba (Sintasp). Outras denúncias apontadas pelos agentes ao gerente da Gesipe são de que a diretora Denice Farias se diz “dona” da Cadeia Pública, sob a alegação de que é protegida por um deputado estadual, razão da qual se encontra “imexível” no cargo.
As denúncias dos agentes vão mais além quando eles alegam que as celas dos presos são abertas constantemente e que os apenados, alguns deles já condenados pela Justiça, passam várias horas conversando fora das celas com familiares e pessoas alheias ao serviço penitenciário. Outra acusação contra a diretora Denice Farias diz respeito aos presos albergados (aqueles que saem durante o dia e voltam à noite). Estes detentos circulam livremente pela Cadeia Pública com outros presos, dando a entender que são funcionários da Secretaria de Administração Penitenciária, que, conforme a própria diretora, são presos de sua “confiança”.
As aberrações vão mais além, conforme o documento entregue na Gesipe. Os agentes penitenciários informaram ao tenente-coronel Arnaldo Sobrinho que a diretora Denice Farias, por iniciativa própria e sem o conhecimento da Secretaria de Administração Penitenciária, implantou na Cadeia Pública o “Banho de Lua”, prática esta que retira no período noturno todos os presos e os colocam em um pátio aberto para ficarem observando a lua.
Diante de todas as denúncias formuladas oficialmente ao gerente da Gesipe, o presidente do Sindsecap, Manuel Leite de Araújo pediu a apuração imediata das acusações, sob forma de moralizar as atividades naquela unidade prisional, a exemplo do que ocorreu nas cadeias públicas de Guarabira, Sousa, Patos e Cajazeiras, quando o Governo adotou uma política correta e digna de reconhecimento da sociedade civil e da categoria.
Os sindicatos (Sindsecap e Sintasp) pediram em caráter imediato, o afastamento da diretora Denice Farias para que as apurações das denúncias sejam feitas de forma transparente, lícita e justa. As entidades lamentaram ao tenente-coronel Arnaldo Sobrinho que fatos desta natureza, em pleno século XXI venham ocorrendo de forma exclusiva no Sistema Penitenciário da Paraíba. Os representantes das entidades fizeram ver ao tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, da Gesipe, que todos os agentes penitenciários lotados na Cadeia Pública de Juazeirinho são qualificados e capacitados para o cargo, uma vez que entraram no serviço público através de concurso público, além de se submeterem ao Curso de Formação para o exercício do cargo.
COMPARTILHAR:

+1

{lang: 'id'}

0 Comentario ""BANHO DE LUA" NA CADEIA PÚBLICA DE JUAZEIRINHO - DENÚNCIA"

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar um forte abraço!