...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

...Seja Bem-Vindo! Tudo chega na Hora Certa...

SECRETARIA APURA DENÚNCIA DE FAVORECIMENTO A PRESOS

A Gerência do Sistema Penitenciário da Paraíba (Gesipe) instaurou ontem Sindicância Administrativa para apurar denúncias de que presos da Cadeia Pública de Juazeirinho, interior do Estado, estariam sendo submetidos a “Banho de Lua”, em substituição a “Banho de Sol”. As acusações recaem sobre a diretora Denice de Fátima Farias de Vasconcelos e foram feitas na última sexta-feira, ao coronel Arnaldo Sobrinho, pelos sete agentes penitenciários lotados naquela unidade penal.
Segundo o coronel Arnaldo Sobrinho, a Sindicância será presidida pelo major-PM Lima e terá ainda a advogada Ângela Almeida e um agente penitenciário como relator. “Vamos apurar as denúncias que consideramos graves, mas, não vamos fazer qualquer prejulgamento”, disse o oficial, alegando ter ficado surpreso com tamanha acusações. “Esta nova modalidade de dar banho nos presos nunca vi antes em minha vida”, alegou ele. As denúncias foram feitas em ofício protocolado na Gesipe, de acordo com o gerente do sistema penitenciário da Paraíba e vão desde favorecimentos a presos, desvio de feiras, sumiço de computadores, assédio moral, perseguição, agressões verbais e liberação de detentos para “Banho de Lua”. Outras acusações apontadas pelos agentes são de que a diretora, sob a alegação de que é protegida por políticos se diz “imexível” no cargo.
Ainda de acordo com o documento entregue ao coronel Arnaldo Sobrinho, as celas dos presos são abertas constantemente e que os apenados, alguns deles já condenados pela Justiça, passam várias horas conversando fora das celas com familiares e pessoas alheias ao serviço penitenciário.
O presidente do Sindicato os Servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (Sindsecap), Manuel Leite de Araújo confirmou ontem as acusações. “Temos comprovações de que os detentos da Cadeia Pública de Juazeirinho circulam livremente, dando a entender que são funcionários da Secretaria de Administração Penitenciária, que, conforme a própria diretora, são presos de sua “confiança”, disse ele.
Apesar dos agentes penitenciários e das entidades de classe pedirem o afastamento da diretora Denice de Fátima Farias de Vasconcelos, o gerente do sistema penitenciário, coronel Arnaldo Sobrinho informou que o caso já é do conhecimento do secretário Washington França e que o mesmo deverá decidir pelo afastamento ou não até que a sindicância seja finalizada. A diretora Denice de Fátima Farias foi procurada para falar sobre as denúncias, no entanto, na cadeia pública de Juazeirinho, ninguém atendeu ao único telefone existente no local, que é um orelhão e fica em frente á unidade prisional.

Matéria publicada no Jornal A União edição de terça-feira, dia 10 de julho de 2012.
COMPARTILHAR:

+1

{lang: 'id'}

0 Comentario "SECRETARIA APURA DENÚNCIA DE FAVORECIMENTO A PRESOS"

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar um forte abraço!